sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Para viver melhor, use a imaginação

Se as emoções negativas estão emperrando a sua felicidade, faça uma faxina geral na sua cabeça. Programe novas imagens mentais e troque o filme. O novo roteiro visual pode render uma vida mais cor-de-rosa. A gente ensina!

Você repete, repete, repete séries e mais séries daquele exercício para os glúteos em busca de formas mais atraentes. Mas já parou para pensar que não anda exercitando os seus pensamentos? Isso mesmo: corpo e mente são fortemente conectados e se você está se sentindo meio para baixo, pode apostar que é a sua cabeça, a matriz da nossa fábrica, que mandou essa mensagem. “As imagens são a linguagem da mente e espelham o que o corpo sente — seja baixa auto-estima ou insegurança”, Para livrar-se dessas emoções negativas, recomenda-se reprogramar as imagens que compõem o seu repertório mental, criando uma espécie de filminho virtual por meio de visualizações. Se não consegue emagrecer, por exemplo, imagine-se magra. Se está difícil acordar bem disposta para enfrentar o trabalho, pense que desperta com uma deliciosa brisa de primavera, sentindo o vento tocar o seu rosto. “Ao trocar as imagens da mente, é possível, então, mudar o comportamento”. Agora, vamos à prática. Faça e adote para sempre oito exercícios para viver bem melhor.

Aula de gente feliz
Para fazer as visualizações e gerar novas imagens mentais, siga estas orientações: sente-se com os pés apoiados no chão e mãos encostadas nas coxas com a palma virada para baixo. Feche os olhos e só abra depois que terminar cada uma das mentalizações. Não toque em nenhuma parte do corpo, mesmo que os roteiros abaixo sugiram isso (apenas imagine!).

A respiração se mantém lenta, inspirando e expirando sempre três vezes em cada exercício. Nunca faça as visualizações em algum lugar muito barulhento. O ideal é realizá-las todos os dias ao acordar, quando a mente está mais relaxada, ou antes de deitar.

1.para aumentar a força de vontade
Imagine que o seu umbigo é o sol do meio-dia emitindo calor e força para você e tudo que a cerca. Identifique o poder que existe nos raios solares e sinta que você também é capaz de realizar os seus sonhos e objetivos. Respire e abra os olhos quando puder.

2.para revigorar a auto-estima
Imagine-se entrando num palácio. Caminhe pela nave central e vá em direção ao trono localizado no final de um corredor. Sente-se no trono e pense que um ser iluminado está colocando uma coroa de louros na sua cabeça ou a redor do seu pescoço. Sinta o aroma da planta. E, sabendo que você acaba de ser aceita como senhora do seu reino, respire e abra os olhos.

3.para combater a tristeza
Imagine a sua depressão como uma flor sem viço, murcha num vaso solitário. Respire uma vez e imagine a flor voltando à vida. Acompanhe suas pétalas se abrindo, repare no seu caule se tornando vigoroso e firme. Com muito carinho, coloque outras flores ao lado dela. Quantas você quiser... Forme um lindo buquê, fresco e saudável. Talvez você prefira levar a sua flor para outro vaso ou ainda plantá-la na terra. Seja como for, garanta que ela renasça. Lentamente, respire e abra os olhos.

4.para aliviar a tensão
Imagine que está soprando um imenso balão vermelho. Respire jogando para dentro do balão tudo que a torna tensa. Respire e jogue a sua raiva, o seu ódio, sua indignação. Imagine esse balão crescendo, crescendo, crescendo. Ele está cheio da sua tensão. Então, respire mais uma vez e fure o balão com o alfinete. E, livre das tensões, abra os olhos.

5.para ganhar mais energia
Imagine sua vida como uma mangueira de jardim que tem um nó bem no meio. Vá até lá e desate esse nó e sinta a água fluir livremente, irrigando uma plantação cheia de frutos. Respire e abra os olhos.

6.para alcançar tranqüilidade
Imagine que você entra num quarto grande e vê na parede um quadro que representa o desespero. Respire uma vez e caminhe até lá. Retire o quadro da parede e jogue-o fora, atirando-o para o seu lado esquerdo. Pelo lado direito, pegue uma tela que simbolize a calma e coloque-a no lugar do outro. Respire e abra os olhos.

7.para conquistar um emprego
Imagine uma grande fileira de formigas trabalhando. Observe como elas são focadas, ordeiras, disciplinadas e incansáveis. Respire uma vez. Agora acompanhe o trajeto das formigas até o formigueiro e olhe-o por dentro. Repare como ele é limpo, organizado, próspero. Há, aí, uma energia forte de trabalho. Inspire-se nessas qualidades e, pelo menos nesse instante, faça com que elas sejam verdadeiras para você. Respire e abra os olhos.

8.para ajudar na dieta
Imagine que tem nas mãos uma imensa e pesada melancia. Perceba o desconforto de carregá-la nas suas mãos. Sinta o quanto esse peso exige esforço extra do seu corpo. Respire uma vez e jogue a melancia no chão.

cabeça aberta para pensamentos positivos

Além da visualização que você escolher recomenda-se fazer uma vez por semana uma limpeza especial nos arquivos da sua mente, eliminando tudo o que a intoxica: pensamentos negativos e obsessivos, mágoa, raiva, vingança ou fofoca. “Esse lixo ocupa lugar da criatividade, do novo, da luz e da paz”, afirma. Izabel recomenda eleger um dia menos corrido para esse exercício: sentada, olhos fechados, respire lentamente por três vezes e imagine cobras e lagartos saindo da sua mente. Veja esses répteis sendo queimados numa terra muito distante e pense que sua cabeça está sendo lavada com a água mais pura e cristalina do planeta por mãos divinas e delicadas. Com a mente limpa e purificada, respire e abra os olhos quando puder.

(texto de Izabel Telles, autora do livro Fecha os Olhos e Veja, Editora Ágora)

Clau Srt

Nenhum comentário:

Postar um comentário